Espasmo hemifacial significa espasmo em um lado da face. O Espasmo hemifacial é caracterizado por contrações musculares rítmicas, involuntárias e repetitivas no rosto, causadas por alterações do nervo facial. O espasmo hemifacial ocorre somente em um lado do rosto (ou seja, à direita ou à esquerda).
Os sintomas do Espasmo hemifacial são: movimentos piscatórios em um lado do rosto, olho seco, dor na face, movimentos involuntários em um dos lados da boca, lábios e região da bochecha. No início da doença os sintomas são notados somente em situações de stress ou durante a realização de movimentos voluntários de abrir e fechar os olhos, sorrir e ao abrir e fechar a boca. Com o tempo, os sintomas são percebidos em repouso. Os sintomas do espasmo hemifacial são geralmente constrangedores e levam a situações sociais embaraçosas.
O tratamento do Espasmo hemifacial pode ser feito com medicação, cirurgia de descompressão vascular do nervo facial e toxina botulínica. O tratamento mais utilizado é a aplicação de toxina botulínica.